O Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança (CRC – Convention on the Rights of the Child) reconhece o direito de toda criança ao descanso, lazer, brincar, atividades recreativas e à livre e plena participação na vida cultural e artística.
No entanto, o Comitê dos Direitos da Criança esteve preocupado com o pouco reconhecimento dado pelos Governos a esses direitos. O aumento das populações urbanas, a violência em todas as suas formas, a comercialização da oferta de oportunidades para Brincar, o trabalho infantil e as crescentes demandas educacionais, estão afetando as oportunidades das crianças de desfrutar de seus direitos do artigo 31.
Para este artigo, foi produzido o Comentário Geral (General Comment # 17) - recentemente aprovado pelo Comitê Sobre os Direitos da Criança (ONU). A IPA Brasil participou ativamente da luta pela aprovação do CG e esteve presente em Genebra, em setembro de 2013, para sua aprovação e reconhecimento.
Em geral, o investimento é feito para oferecer atividades estruturadas e organizadas, mas de igual importância, e a necessidade de se criar tempo e espaço para as crianças desenvolverem brincadeiras, recreação e criatividade espontâneas, além de promover atitudes sociais para apoiar e encorajar tais atividades. (Fonte IPA-Brasil, 2016)
O Movimento Slow Kids acredita que, para as crianças se desenvolverem de maneira saudável, é preciso respeitar seu tempo – de descobrir, observar, experimentar. É preciso dar a elas espaço para que se conheçam, investiguem seus interesses, capacidades, emoções. É preciso abrir espaços na agenda para o brincar. (Fonte: Maria Farinha Filmes, 2015)